O ser humano fixado na fase anal.

As pessoas em geral, após se afastarem de Deus e não perceberem mais seus próprios defeitos, começam a criar uma ideia de auto perfeição. Elas adotam uma atitude de vaidade extrema, que podemos denominar de teomania, que seria uma atitude de agir pensando que são uma espécie de divindade. Elas voltam suas mentes para essa ilusão, e tentam desenvolver um mundo onde tudo confirme essa vontade deformada. Constroem suas vidas baseada em mentiras que ela conta sobre si mesmas. Mas é importante perceber, que elas não estão muito conscientes desse processo. Elas por orgulho, se afastam de Deus, e descambam em uma inconsciência absoluta de si mesmas, pois não tem mais o infinito para se compararem. Nesse processo, elas não percebem mais suas falhas e começam a se ver como divinas.

E há três formas de se realizar essa ilusão. Através dos prazeres físicos, do dinheiro e do poder, que seriam respectivamente as pessoas fixadas na fase oral, anal e genital. A fase anal, que vai estudada abaixo, leva a pessoa a se concentrar em ter as coisas de forma irracional, movidas por uma falta de confiança na providência divina.

- as fixadas na fase anal: São pessoas avarentas, acumuladoras de bens, são insaciáveis, tem amor ao prazer, à vanglória, e duvidam da providência divina. Por isso têm muito medo de perderem tudo, tornando-as paranóicas, com mania de proteção. Têm a tendencia a sentirem medo, pois não confiam no futuro, e acham que todos só querem seus pertences. É  como o povo americano é apresentado nos filmes, povo que eu não conheço de perto, confesso. Essa fase pode ser considerada uma mistura das fases  oral e  genital. Ela aglutina os defeitos das outras duas. São pessoas que desenvolvem o desejo de serem admiradas pelas suas conquistas e dotes como os narcísicos e  têm amor aos prazeres como os orais. Têm a tendência a desenvolver uma personalidade paranoica.

Pessoas fixadas nessa fase, têm a tendência a serem mais práticas, pois para se ganhar dinheiro precisam  saber o que fazem. Perdem com facilidade a noção da moral, pois têm como meta somente o dinheiro, por isso Cristo afirmava que era impossível servir a Ele e à riqueza ao mesmo tempo. São agressivos, e se comprazem ao provocar sofrimento no próximo. Projetam seus problemas nos outros com muita facilidade, e acabam se sentindo agredidos, mas são eles que agridem. Por se sentirem muito perseguidos, acabam admirando de certa maneira as corporações militares, exército, etc… Não estou dizendo que todo mundo que entra nelas é paranoico, mas que as pessoas anais paranoicas gostam de pensar nessa proteção.  Nem toda pessoa fixada nessa fase, tem uma personalidade paranoica, pode ser depressiva, mas é bem mais raro.

You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

Leave a Reply